1º Painel da Espiritualidade – Alimentar a esperança pela oração

Teresa Dinis Cardoso
Teresa Dinis Cardoso

Nasceu em Coimbra, em 1965. Vive atualmente em Lisboa.

Estudou em Santarém dos 10 aos 18 anos. Regressou a Coimbra onde se licenciou em Direito em 1989.

Tem desenvolvido a sua atividade profissional na indústria seguradora em Lisboa. Desempenha atualmente funções de coordenação no ramo automóvel, na área de acidentes internacionais e com danos corporais e é ainda presidente do Gabinete Português de Carta Verde.

É membro da CVX – comunidade de vida cristã – desde 1988, tendo sido animadora, membro da equipa de formação e da equipa nacional, entre 2013 e 2017. Atualmente é guia de grupos CVX.

Estudou ciências religiosas no ISCRA e fez parte da equipa de exercícios espirituais na vida quotidiana, em colaboração com as Escravas do Sagrado Coração de Jesus e com a Companhia de Jesus.

Ricardo Manso e Teresa Eugénio
Ricardo Manso e Teresa Eugénio

São casados. Têm 3 filhos, o Miguel (9 anos), a Maria Clara (8 anos) e o João Paulo (5 anos) e residem em Ourém (Fátima).

São professores universitários (o Ricardo na área das físicas; a Teresa na área de contabilidade e auditoria).

Na juventude a Teresa pertenceu ativamente ao movimento da Juventude Hospitaleira durante cerca de 10 anos, tendo estado em missão 9 meses em Moçambique. Juntos já partilharam várias experiencias de missão na India, em Timor e no Brasil.

Em 2014 iniciaram o seu percurso de formação no Carmelo, no grupo de casais Ir. Lúcia de Jesus (formado nessa data e com a orientação espiritual do Frei Joaquim Teixeira). Hoje, como membros da Ordem do Carmelo Descalço Secular (OCDS), além da formação que recebem, têm dinamizado encontros para jovens (em particular os encontros de discernimento vocacional – RUMOS) e participado nas diversas atividades da Casa de Comunhão (que é um espaço da Família Carmelita Descalça de Fátima, formada pelas Irmãs do Carmelo de S. José, pelos Padres da Domus Carmeli e por duas comunidades de Carmelitas Seculares).

Margarida Benedita Martins Machado
Margarida Benedita Martins Machado

Nasceu em Angra do Heroísmo.

É licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa e mestre em Ciência Política Relações Internacionais Segurança e Defesa do Instituto de Estudos Políticos – Universidade Católica de Portugal.

Trabalha na agência para a qualificação, emprego e trabalho de Angra do Heroísmo da Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional.

Integrou projetos de voluntariado na Ilha Boavista em Cabo-Verde, no Centro Paralisia Cerebral em Lisboa, na Missão País no Fundão e Vila Viçosa, no Projeto Açores. Fez voluntariado na Fajã de Baixo, em São Miguel, no Banco Alimentar Contra a Fome em Lisboa e nos Açores.

É freelancer na elaboração de cartazes, flyers publicitários e sites para o Clube Darca, Clube Arcádia, para o Projeto Açores, entre outros. Desenvolveu projetos fotográficos para o Clube Darca e vários trabalhos de voluntariado. Colaborou na conceção e gestão do site https://www.retirosespiritual.com, que dá razões para a interioridade e informa sobre retiros espirituais orientados pela Prelatura do Opus Dei.

Juan Francisco Garcia Ambrósio
Juan Francisco Garcia Ambrósio

Nasceu em 1962, em Valência de Alcântara, Cáceres, Espanha.

É casado com a Cristina (economista) e é pai do André (24 anos) e do Filipe (20 anos).

É docente da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (desde o ano 1991), onde tem lecionado em diversas áreas (destaca-se a área da cristologia, da sacramentologia, do fenómeno religioso, da educação moral e religiosa católica, da família e da doutrina Social da Igreja). É coordenador dos estágios de EMRC na Faculdade de Teologia em Lisboa. É o coordenador executivo do gabinete de apoio à formação avançada da Faculdade de Teologia. É membro da direção do Instituto Diocesano da Formação Cristã do Patriarcado de Lisboa.

Autor de diversos artigos em várias revistas e obras coletivas e dos livros “Encontro com Cristo, plenitude do ser humano”, Paulinas, Lisboa 2002; “Viver com o sabor do Infinito. Um olhar sobre a família”, Aletheia, Lisboa 2012. Coordenador da obra colectiva “A misericórdia de Deus- Coração pulsante do Evangelho”, Universidade Católica Editora, Lisboa 2016.

2º Painel da Espiritualidade – Desenvolver a esperança pela cultura

Maria de Fátima Eusébio
Maria de Fátima Eusébio

Licenciada em história (variante história da arte) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Frequentou o mestrado em história da arte em Portugal na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, apresentando a tese Retábulos Joaninos no Concelho de Viseu. Doutorou-se pela mesma universidade no ano de 2006, com a tese A Talha Barroca na Diocese de Viseu. No ano de 2007 concluiu o Curso de Especialização em Ciências Documentais.

Foi docente da Universidade Católica Portuguesa entre 1994 e 2008, a tempo integral e em regime de exclusividade. Presentemente é coordenadora do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu.

Tem como campo preferencial de investigação o património da Igreja, particularmente na área específica da talha dourada e policromada. Tem apresentado várias comunicações e publicado diversos estudos sobre a história e o património artístico, alguns dos quais referentes à região de Viseu. Foi comissária científica de várias exposições temporárias.

Lígia Augusta Monteiro Vieira Rodrigues
Lígia Augusta Monteiro Vieira Rodrigues

É licenciada em belas-artes e pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa em 1987.

Integrou a equipa do Centro Ave Arte do Movimento dos Focolares, em Loppiano-Itália, na região da Toscana, centro dedicado à arte sacra.

Fez várias exposições de pintura e executou vários projetos de arte sacra.

Desde 2005 dedica-se exclusivamente à arte sacra, destacando-se, nomeadamente: a escultura “Meu Deus, Meus Deus, porque me abandonaste “ da Sacristia da Cripta da Igreja da Santíssima Trindade no Santuário de Fátima, com 44 réplicas da mesma obra para os confessionários (2013-2015); a escultura “Promessa ”, oferecida pelo Santuário de Fátima a Sua Santidade o Papa Francisco, na peregrinação centenária de 12 e 13 de maio de 2017; a colaboração no projeto da Igreja de Nossa Senhora do Viso, em Viseu (2011-2013), com o altar, ambão, sede presidencial e zona batismal com ambientação e pia, escultura de Nossa Senhora do Viso (presbitério) e capela do Santíssimo com sacrário.

Matilde Trocado
Matilde Trocado

É docente do curso de artes performativas na Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa e desenvolve ainda algumas ações de formação e workshops para crianças e adultos.

Tem vindo a desenvolver o seu trabalho como autora e encenadora, sobretudo na área do teatro musical. Da sua autoria e encenação destacam-se projetos como: Terra dos Sonhos (2017), Calcutá (2016), Crónicas de Campo (2015), Comédia Romântica (2015) e Wojtyla (2010). Do seu percurso como encenadora, destacam-se projetos como Once in Fado (2016), Eusébio (2016), Godspell (2015), Caderno de Exercícios (2015), Um Tesouro do Tamanho do Mundo (2014), 1906 (2012) e O Quadro (2012).

Atualmente frequenta o doutoramento em artes performativas da Universidade de Letras, é mestre em teatro com especialização em encenação pela Escola Superior de Teatro e Cinema, fez formação de ator com Juan Carlos Corazza em Madrid, intensivos de criação de espectáculo com a SITI Company em Nova Iorque, bem como ações de

formação e workshops específicos na Stagedoor Manor Performing Arts School e no Broadway Dance Center em Nova Iorque.

José Augusto Cardoso Bernardes.
José Augusto Cardoso Bernardes.

Nasceu em 1958. Reside em Coimbra.

É professor catedrático na Faculdade de Letras de Coimbra. Para além de ter publicado estudos sobre autores canónicos da literatura portuguesa, com destaque para Gil Vicente e Luís de Camões, vem-se dedicando aos problemas da investigação e do ensino das Humanidades.

Foi codiretor de Biblos- Enciclopédia Verbo das Literaturas de Língua Portuguesa (1995-2005). É diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e consultor para o Programa Língua Portuguesa da Fundação Calouste Gulbenkian.

Foi membro do Conselho Nacional de Educação (entre 2011 e 2016)