1º Painel da Fé – Encontrar a fé – fonte de esperança
Gabriel Magalhães
Nasceu em Luanda, em 1965. Viveu em Espanha durante uma parte considerável da sua vida.
Professor de Literatura na Universidade da Beira Interior e escritor. Publicou romances e ensaios.
Com o romance Não Tenhas Medo do Escuro (Difel, 2009), recebeu o Prémio de Revelação da Associação Portuguesa de Escritores. Publicou outras obras romanescas: Planície de Espelhos (Difel, 2010), Madrugada na Tua Alma (Alêtheia, 2011) e Restaurante Canibal (Alêtheia, 2014). Publicou volumes de ensaio escritos originalmente em castelhano: Los secretos de Portugal (RBA, 2012) e Los españoles (Elba, 2016). Publicou volumes de ensaio escritos originalmente em português: Espelho Meu (Paulinas, 2013), Como Sobreviver a Portugal Continuando a Ser Português (Planeta Manuscrito, 2014), O Mapa do Tesouro (Paulinas, 2015). Tem livros que foram ou estão a ser traduzidos para catalão, espanhol, italiano e polaco. Colabora no jornal La Vanguardia, de Barcelona.
Entre os seus trabalhos académicos, destaca-se Garrett e Rivas: O Romantismo em Espanha e Portugal (Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2009).
Maria Alexandra Campos Rodrigues
Nasceu em 1969, é casada e vive em Viseu.
Licenciada em Estudos Portugueses da Faculdade de Letras, Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional das Beiras – Pólo de Viseu.
Trabalha como técnica administrativa no “Hospital S. Teotónio, E.P.E.” de Viseu.
Simão Marcelino e Carmo
Nasceu em 1983. Cresceu em Lisboa. Reside em Loures. É pai.
Licenciado em Ciências Musicais na Universidade Nova de Lisboa, dá aulas de piano, de Formação Musical e de Educação Musical individuais e de conjunto.
Fez o curso de Piano na Escola de Música do Conservatório Nacional. Colaborou em diversas escolas de música nos concelhos de Lisboa, Loures e Sintra. Teve também uma formação desportiva intensa, com foco especial nas artes marciais. Para além do domínio da Música, aprofundou outras áreas de interesse, como a dança, o cinema, jogos de tabuleiro, o desporto e a arquivística.
Ana Marília Tomás Ferreira
Nasceu em outubro de 1972, em Cadoiço, freguesia de Juncais, Concelho de Fornos de Algodres, mas paróquia de Mesquitela, arciprestado de Celorico da Beira e diocese da Guarda.
É professora do 1°Ciclo, a trabalhar no Agrupamento de Escolas de Nelas.
Catequista na paróquia da Mesquitela e em Celorico; “Ministra Extraordinária da Comunhão”, assegurando a Celebração da Palavra na ausência de Presbítero, na paróquia, uma vez por mês; responsável da Equipa Diocesana do Movimento dos Convívios Fraternos. Integrou a Equipa do Serviço Diocesano de Pastoral Juvenil durante 10 anos (de 2001 a 2011).
2º Painel da Fé- Sentido para a Vida
João Ermida
Nasceu em 1965 no Porto.
Trabalhou desde os anos ‘80 em várias instituições financeiras, incluindo o Citibank e o Banco Santander. Neste último atingiu a responsabilidade máxima de responsável global dos mercados financeiros no período de 1999 até 2003.
Nesse ano de 2003 demitiu-se da Instituição e retirou-se da atividade dos mercados financeiros globais, para se dedicar a vários projetos onde se incluem a direção de um serviço de aconselhamento de investimentos a várias famílias (Multi-family Office), a vice-presidência de um centro social paroquial, palestras sobre o VHS Method em empresas, universidades e escolas e a escrita de livros.
Johnson Semedo
Fundador e presidente da direção da Academia do Johnson, na Amadora.
Nascido em São Tomé, veio para Portugal com 2 anos, tendo crescido no bairro da Cova da Moura onde ainda vive. Fugiu de casa com apenas 9 anos e foi menino de rua. A toxicodependência conduziu-o a comportamentos desviantes e à reclusão em estabelecimentos prisionais. Após cumprimento de uma pena de 10 anos de prisão, mudou de vida. O duro percurso de vida foi também a prova que o fez acreditar que podia mudar de rumo e ser um exemplo para outros jovens com vidas adversas
Completou o 12.º Ano, é casado e pai e tem como missão de vida ajudar os outros
Com cerca de 13 anos de experiencia no terceiro sector e em instituições sociais, tanto ao nível do acompanhamento dos jovens como de ex-reclusos. Em particular, o Johnson viveu e vive de perto a realidade de risco dos bairros problemáticos em redor da Amadora. Hoje aplica toda a sua experiencia na prevenção de situações de risco e procura aliar a sua experiência no terreno a especialistas de diversas áreas. O Johnson detém o curso de empreendedorismo social pelo IES|INSEAD.
Fundou a Academia do Johnson em Abril de 2014 com o objetivo de, a partir da sua experiencia de vida, atuar na prevenção de situações de risco de jovens que vivem em bairros problemáticos da Amadora
Mariana Abranches Pinto
Nasceu em 1972 em Luanda. Viveu em Silves, Lisboa, Faro, Évora, Lichinga, Fonte Boa, Coimbra e Porto, onde vive atualmente.
É casada com o Filipe e mãe de dois filhos: a Nini e o Quico.
Trabalha como profissional liberal em arquitectura paisagista.
Esteve dois anos em Moçambique, como missionária dos Leigos para o Desenvolvimento. Orienta exercícios espirituais segundo Santo Inácio de Loiola e faz acompanhamento espiritual.
Pertence ao Grupo Ao 3º dia, onde pessoas com doença grave e/ou crónica procuram fazer caminho para encontrar sentido e luz, num caminho de maior aceitação e integração da realidade.
Manuel Líbano Monteiro
Nasceu a 25 de agosto de 1998. É o terceiro de seis filhos.
Estudou no colégio São João de Brito e pertence ao movimento de Schoenstatt desde os 10 anos. Em 2016 esteve três meses nos Estados Unidos da América- Austin Texas, como missionário, a ajudar a desenvolver o recente movimento de Schoenstatt. Desde fevereiro de 2017 é missionário no Bairro 6 de maio, onde viveu até aos finais de outubro.
É estudante no primeiro ano de Filosofia na Universidade Nova de Lisboa.
Alberta Marques Fernandes
É jornalista desde 1991. Licenciou-se em RELAÇÕES INTERNACIONAIS pela Universidade Lusíada em 1991.
Estreou-se aos microfones da Rádio Renascença como estagiária. Foi também como estagiária que a 6 de outubro de 1992 inaugurou a SIC, a primeira televisão privada em Portugal, com a apresentação de um noticiário. Apresentou todos os horários dos espaços de informação na SIC e depois na RTP onde está desde 2001.
Especializou-se no trabalho de estúdio, em particular, na apresentação de noticiários, moderação de debates ou apresentação de programas de informação dos quais destaco “Justiça Cega” e “Fora da Caixa” este último de minha autoria.
Ao longo da carreira já foi enviada especial ao Vaticano, à Bósnia e a Angola fazendo a cobertura de diversos eventos e reportagens de maior fôlego.
Em 2006, escreveu o primeiro livro, “As Primeiras-Damas Depois do 25 de Abril”, editado pela Esfera dos livros. Edita em novembro o segundo livro sobre “Mulheres na política: a biografia de sete deputadas na primeira pessoa”.
Em paralelo com a atividade jornalística, fez algumas incursões na docência universitária, nomeadamente, na área de formação académica.