1º Painel do Trabalho – Pensar o valor e a missão do trabalho
Graça Franco
É licenciada em economia pela Universidade Católica Portuguesa e diplomada em ciências da informação pela mesma universidade.
Iniciou a sua carreira de jornalista no Diário de Notícias em 1981. Fez parte do grupo de jornalistas fundadores do semanário Independente, do jornal diário Público e da TVI. Foi docente do departamento de comunicação social da Universidade Nova de Lisboa (entre 1990 e 1997). É desde janeiro de 2009 diretora de informação da Rádio Renascença, onde era diretora -adjunta de informação (desde 1997). Foi colunista do Público (2000/2009). Foi colaboradora residente em programas de comentário político da RTP (2013/2014). Participa atualmente de forma assídua em comentários político-económicos na SIC e na RTP.
É autora do livro “Censura em Portugal 1820-1974” Lisboa, 1993, INCM.
É casada e mãe de cinco filhos.
João Gil Pedreira
É licenciado em economia pela Universidade Católica Portuguesa em 1996, onde desenvolve seminários de investigação nas áreas do sobre-endividamento familiar e empresarial e das finanças éticas e sociais (New Social Deal). É investigador do Centro de Estudos de Filosofia e ensina soluções de recuperação de clientes nos programas avançados de banca, marketing e vendas para executivos. Ensina e coordena o programa avançado para executivos “Estratégias Sistémicas de Liderança” no Instituto Superior de Gestão.
É fundador e presidente da Bridges Advisors (uma empresa de consultoria para assuntos estratégicos, socioeconómicos, de gestão e financeiros). É fundador e membro do conselho de administração da Associação Celtus – Fraternidade e Sustentabilidade nas Relações Económicas. É membro do NOS- núcleo de observação social da Cáritas Portuguesa. É fundador e presidente da FESCOOP – Cooperativa para o desenvolvimento das finanças éticas e solidárias em Portugal.
É autor do livro “O Resgate das Famílias e Empresas do Sobreendividamento Crónico”, publicado em 2013 pela Principia – Sopa de Letras, co-autor do livro “O Dinheiro das nossas (Dí)vidas”, publicado em 2016 pela Penguin Random House – Objectiva, bem como do sétimo capítulo “Retail Banking for Households in Portugal” do livro “Banking in Portugal”, publicado em 2015 pela Palgrave MacMillan.
É conferencista internacional sobre banca, com enfoque em banca social e banca social de resgate, finanças éticas, sustentabilidade, sobreendividamento e risco sistémico.
Bernardo Vasconcelos
É licenciado em economia pela Nova School of Business and Economics (Nova SBE), em Lisboa.
Começou a carreira profissional como marketeer e gestor de produto na L’Oréal Portugal, onde foi também membro ativo da equipa fundadora da central de compras da empresa, e mais tarde na Beiersdorf. Desde 2011 tem concentrado a energia nas áreas de negociação e vendas, como key account manager nos mercados alimentar, não alimentar, farmacêutico e bricolage. Atualmente trabalha key account manager e sales field manager na Tesa, é mentor e membro da direção na Associação Mentes Empreendedoras e é mentor de alunos finalistas de mestrado na Nova SBE.
É escuteiro. Enquanto universitário fundou o intercâmbio com a Universidade Católica de Chile, foi co-fundador da Missão País em Portugal e foi monitor/diretor de campos de férias (CAMTIL, EDP, GAMBOZINOS).
É casado e pai.
João Anacoreta Correia
Nasceu em Coimbra em 1966.
É licenciado pela Universidade Católica (Lisboa) e pós graduado em direito da comunicação pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Em 2014 frequentou o programa TGM no INSEAD (Fontainebleau).
É advogado desde 1992. Tornou-se sócio da sociedade de advogados Uría Menéndez – Proença de Carvalho em 2004, sendo atualmente sócio diretor do escritório do Porto. É corresponsável pelos departamentos de contencioso e de direito comercial.
Integra a direção do núcleo do Porto da ACEGE – Associação Cristã de Empresários e Gestores.
É casado e pai de 3 filhos.
2º Painel do Trabalho – Apoiar e criar trabalho e novas relação produtivas
Pe. Samuel Guedes
Natural de Arcozelo, Vila Nova de Gaia.
Foi ordenado sacerdote a 10 de julho de 1994 na Sé do Porto. Foi pároco de Arreigada, Ferreira e Frazão, do Concelho de Paços de Ferreira desde 1994. Entre 2001 e 2007 foi vigário episcopal da região norte da diocese, e, desde 2011, foi vigário da vigararia de Paços de Ferreira.
Foi pioneiro na informatização paroquial e co-autor do programa oficial de administração paroquial da Diocese do Porto.
Entusiasta da área social, fundou três instituições particulares de Solidariedade Social (IPSS).
Recentemente criou a empresa “Engenho dos Paladares, LDA”, com a marca “Paladares Paroquiais”, com o objetivo social de participar na economia, criar emprego, sustentabilidade e economia de escala.
A 6 de julho de 2017 foi nomeado ecónomo geral da Diocese do Porto, reitor do Seminário do Sagrado Coração de Jesus, diretor da Casa Diocesana de Vilar, diretor da Fundação Voz Portucalense e da Fundação Canónica Sílvia Cardoso, causa de beatificação da qual é vice-postulador.
Pedro Salgueiro
Nasceu em Lisboa na década de setenta.
É licenciado em engenharia pelo IST e mestre em pedagogia social pela Universidade Católica Portuguesa.
Trabalhou cerca de uma década como professor, de crianças, jovens e adultos, em Lisboa, em Maputo e em Macau.
Há quase uma década que se empenha profissionalmente na área social, em diversos projetos na área da formação e capacitação e no estímulo à empregabilidade.
Está envolvido em diversos grupos, associações e fóruns eclesiais e cívicos. Acredita numa inovação social feita de proximidade, “pessoa a pessoa”, em pequenos grupos.
Acredita numa família empenhada na transformação social, que começa em casa, prolonga-se na escola e se estende aos grupos missionários, às escolhas de vida e às opções de trabalho. Acredita que Deus está realmente vivo e atua, diária e silenciosamente, no mundo e na Igreja.
É casado e pai de cinco filhos.
António José Marques Faria Lopes
Tem 60 anos, 3 filhos e reside em Leiria.
Licenciado em Gestão de Recursos Humanos pela ESOCT em Lisboa 1979/1984.
Desempenhou funções de gestão na direção de recursos humanos da Central de Cervejas nos anos de 1983 a 1985. Exerceu funções de gestão no Grupo Beatriz Godinho (área da saúde) nos anos de 1985 a 87.Em 1987 com os seus 2 irmãos assume a gestão do Grupo Faria & Irmão, em Leiria, grupo ligado à actividade do calçado. Em 1981 assume a gestão da empresa Pousimo na área do imobiliário. Entre 2006 e 2014 exerceu funções na empresa Leiritur na área dos eventos e turismo.
A partir de 1973 iniciou atividades na área do voluntariado.
Em 1991 foi cofundador em Portugal da Economia de Comunhão. Em 2012 foi co-fundador da Associação dos Empresários da Economia de Comunhão em Portugal.
Entre o ano de 2001 a 2009 exerceu funções de autarca na freguesia de Pousos -Leiria.
Em 2016 assume funções no conselho fiscal da Santa Casa da Misericórdia de Leiria.”
Fátima Almeida
Tem 59 anos, é casada e mãe de três filhos. Vive em Braga.
É membro e animadora da LOC/MTC – Movimento de Trabalhadores Cristãos. É, atualmente, co-presidente do MMTC – Movimento Mundial de Trabalhadores Cristãos.
Fez o seu percurso profissional nas áreas das indústrias têxteis e confeções. Foi sindicalizada e ativista sindical.
Integrou JOC – Juventude Operária Católica desde muito jovem, tendo sido dirigente nacional entre 1977 e 1981. A sua caminhada de fé e de formação cristã está muito enraizada nestes movimentos operários da Ação Católica.
Integrou depois a LOC, tendo sido coordenadora nacional deste movimento entre 2007 e 2013. Foi coordenadora de agência do Banco de Tempo e cooperadora numa cooperativa de apoio a imigrantes e refugiados.
Em ação cívica, participa, apoia e anima iniciativas de defesa da dignidade das mulheres e homens do mundo do trabalho e dos direitos humanos em geral.