1º Painel Internacional – A esperança que trazemos em nós

Marisa Cristina March
Marisa Cristina March

Cosmologista na Universidade da Pensilvânia, onde faz investigação na área científica da energia escura (dark energy), uma área que procura compreender a aceleração do universo. Fez um trabalho de observação de galáxias tendo em vista a futura missão espacial Euclid, e agora trabalha em cosmologia de supernovas para investigação da energia escura baseada no solo.

É membro da faculdade, no Instituto de Pensamento Católico (Collegium Institute of Catholic Thought), onde é diretora do projeto Magi para ciência e teologia, e é também membro sénior do programa de investigação sobre religião e sociedade civil urbana.

Estudou física teórica no Imperial College de Londres, onde também fez a sua investigação para o doutoramento sobre métodos estatísticos avançados para sondagens astrofísicas de cosmologia; possui também um grau de bacharel em teologia católica do Heythrop College de Londres.

Paolo Galardi
Paolo Galardi

Padre, artista e conselheiro espiritual do atelier de teologia do Centro Aletti- Instituto Pontifício Oriental em Roma.

Nascido em Florença em 28 de outubro de 1975. Estudou ciências da comunicação na Universidade de Siena. Entrou no seminário diocesano de Fiesole e foi ordenado sacerdote em 2006. De 2007 a 2012 prestou serviço pastoral como assistente da Ação Católica Italiana e como vice-reitor do seminário diocesano.

Desde 2012, reside e colabora com o Centro de Estudos e Investigação Ezio Aletti em Roma, onde estudou no atelier de teologia cardeal Spidlik e aprofundou a dimensão do acompanhamento espiritual e dos exercícios inacianos. De 2014 a 2017, estudou e trabalhou como artista no atelier de mosaico.

Atualmente, desempenha a missão de conselheiro espiritual da comunidade de estudantes do atelier de teologia e está a completar estudos de teologia patrística na Universidade Pontifícia Gregoriana.

Maria Quintela
Maria Quintela

Advogada. Especialista em direito fiscal.

Tem colaborado em iniciativas culturais relacionadas com o tema da beleza artística e existencial de vidas transformadas pela fé.

2º Painel Internacional- O trabalho pela Justiça e pela Paz

François Huguenin
François Huguenin

Historiador das ideias e ensaísta. Habita em Fontainebleau- França.

Nasceu em 1965. Depois dos estudos no Instituto de Estudos Políticos de Paris e de História na Universidade Paris IV Sorbonne desenvolveu uma obra como historiador das ideias e ensaísta, tendo publicado:

“Les grandes Figures catholiques de la France” (As grandes Figuras católicas da França), Paris, Perrin, 2016.

“Les Voix de la foi. Vingt siècles de catholicisme par les textes” (As vozes da fé. Vinte séculos de catolicismo pelos textos), Paris, Perrin, 2012.

“Résister au libéralisme: les penseurs de la communauté” (Resistir ao liberalismo: os pensadores da comunidade): Paris, CNRS Edições, 2009.

“Le Conservatisme impossible, libéraux et réactionnaires en France depuis 1789” (O Conservadorismo impossível, liberais e reacionários em França desde 1789), Paris, La Table Ronde, 2006. Reedição aumentada, “Histoire intellectuelle des droites” (História intelectual das direitas), Paris, Perrin, col. «Tempus», 2013.

“La République xenophobe, 1917-1939” (A Republica xenófoba, 1917-1939), com Pierre-Jean Deschodt, Paris, Lattès, 2001.

“À l’école de l’Action française: un siècle de vie intellectuelle” (Na escola da Ação francesa: um século de vida intelectual, Paris, Lattès, 1998). Reedição revista e aumentada, “L’Action française, une histoire intellectuelle” A Ação francesa, uma história intelectual, Paris, Perrin, col. «Tempus», 2011.

Publicará no próximo mês de janeiro o seu próximo ensaio nas edições Tallandier, “Chrétien parmi les hommes, le grand retournement” (Cristão entre os homens, o grande retorno).

Sob o nome do seu estado civil (François Maillot) dirigiu a livraria «La Procure» de 2004 à 2016 e é hoje o diretor editorial nas edições Tallandier, em Paris.

É casado e pai de cinco filhos.

Francesca Gikandi
Francesca Gikandi

Educadora. Diretora do “Kimlea Technical Center”, em Nairobi, Quénia.

Nasceu em 1951. Obteve um certificado nacional em educação no Quénia. Fez formações profissionais no Kianda College no Quénia, em Pitman em Inglaterra-Londres, na Universidade Strathmore no Quénia e no Instituto Cervantes de Espanha- Madrid.

Participou e colaborou nas conferências Mudando Mentalidades (em Zurique, na Suíça, em 1992), Erradicação da Pobreza e Iliteracia (em Addis, Etiópia, em junho 1995), Mulheres Africanas e Desenvolvimento (em Madrid, Espanha, Março 2000), Educação de Mulheres e Meninas em África- Experiência Kimlea (em S. Francisco, USA, em março 2002). Realizou conferências de imprensa sobre o impacto da formação dada em Kimlea para raparigas e mães das quintas produtoras de chá e café (em Limuru, Quénia, em setembro 2010).

Foi assistente pessoal do diretor do Kianda College (1974 -1977), professora e vice-diretora do Kianda College (1981 -1989).

Desde 1992 é diretora do Kimlea Technical Center, situado nos arredores de Nairobi, de que é fundadora principal, centro que se dedica à formação técnica de raparigas e que é assistido pela Prelatura do Opus Dei.

Carlos Dario Palma Lema
Carlos Dario Palma Lema

Coordenador mundial do “Living Peace International”. Reside no Porto.

Nasceu em Canelones- Uruguai, em 19 dezembro de 1958. É membro do Movimento dos Focolares (Obra de Maria) desde 1977.

Estudou filosofia no Uruguai, teologia em Jerusalém, sociologia em Itália, arqueologia bíblica em Jerusalém.

Viveu 30 anos no Médio Oriente: Israel, Palestina, Jordânia, Líbano, Iraque, Turquia e, e 11 anos no Cairo- Egipto.

Trabalha há 27 anos na formação de uma cultura de fraternidade e unidade de crianças e jovens em diversos países do mundo. Desde 2006 trabalhou como diretor de atividades internacionais para algumas escolas americanas e internacionais no Cairo. Desde 2011 organizou três grandes festivais internacionais de paz, envolvendo mais de 50 000 jovens de diferentes países e apresentou vários projetos de educação para a paz em centenas de escolas. Desde 2011 participou 6 vezes no Fórum Mundial da Paz, em Schengen (Luxemburgo).

Em 2012 foi nomeado “Embaixador da Paz” pelo Círculo Universal de Embaixadores de Paz com sede em Genebra, na Suíça. A partir de 2012 começou a trabalhar num novo projeto de educação para a paz “Living Peace International”. Desde então é coordenador geral do projeto, agora presente em 1000 escolas, associações e grupos em 113 países, envolvendo mais de 250 000 crianças e jovens

José Pedro Ramos-Ascensão
José Pedro Ramos-Ascensão

Jurista, mestre em direito e em gestão de empresas.

Foi docente universitário, consultor jurídico do governo português e moçambicano e do parlamento angolano. Foi membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida e vereador na Câmara Municipal de Lisboa. Mais recentemente, em Bruxelas, foi consultor da COMECE na área das políticas europeias de saúde e de investigação científica. Tem 52 anos.